5 coisas que tens de saber sobre o plano de sustentabilidade do Rock in Rio
O Rock in Rio Lisboa chega ao Parque da Bela Vista já em maio. Antes e durante todos os dias do maior evento de música e entretenimento do mundo, a organização e os parceiros trabalham de forma a cumprir os objetivos do sistema de gestão de sustentabilidade.
Fica a conhecer melhor o plano do Rock in Rio, explicado pela organização em cinco pontos:
Envolvimento de todos os parceiros
O Rock in Rio não acontece sozinho, o envolvimento de todos os parceiros na nossa política e objetivos é a única forma de implementar o nosso sistema gestão de eventos sustentáveis e a obtenção dos objetivos definidos para cada edição.
Meses de trabalho em equipa
Para a realização do Rock in Rio são necessários meses de trabalho e o envolvimento de dezenas de parceiros, onde se incluem fornecedores, patrocinadores e apoios, cujas atividades influenciam a performance ambiental, social e económica do evento. Assim, é importante que os princípios de sustentabilidade estejam alinhadas pois toda e qualquer atividade dos parceiros no parque da Bela Vista impacta o nosso sistema de gestão. Só juntos poderemos ter um evento mais sustentável, e aqui também o público tem um papel importante na escolha do meio de transporte, na forma como descarta os seus resíduos na Cidade do Rock, por exemplo.
Por um Mundo Melhor
Desde que surgiu em 2001, o nosso projeto social do Rock in Rio manteve a premissa central “Por um Mundo Melhor”, assumindo o compromisso de ser mais do que um evento de música e entretenimento e usar o seu poder de mobilizar massas para que, todos juntos, possamos trabalhar para um mundo melhor. Já investimos, desde 2001, juntamente com os nossos parceiros, mais de 24 milhões de euros em causas diversas.
Pegada Carbónica
Em 2006, o Rock in Rio compensou pela primeira vez a sua pegada carbónica, o que permitiu em 2008 implementar pela primeira vez um manual de boas práticas com vista à redução da pegada carbónica que, em 2010, evolui para um plano de sustentabilidade, integrando questões sociais e económicas.
Evento Sustentável
O Rock in Rio é também o único evento em Portugal com a certificação na ISO 20121 – EVENTOS SUSTENTÁVEIS, desde 2013, sendo que, em 2014, fizemos ainda uma auditoria energética ao evento. Na prática, todas estas ações resultaram em factos como: os resíduos produzidos tiveram, até ao momento, uma taxa média de reciclagem de 71%; até 2016 teremos plantado cerca de 300 mil árvores; arrecadamos 118.336€ com os 760 painéis solares instalados; doamos 15.632 refeições; compensamos as emissões de CO2 do evento, entre muitos outros resultados a nível nacional e internacional. Para além das ações contínuas no recinto aliadas às preocupações de redução da pegada carbónica, de reciclagem dos resíduos produzidos, de instalação de painéis solares, entre outras, mantemos o nosso compromisso de contribuir para uma comunidade mais justa e equilibrada e apostamos na compensação dos nossos impactos e em potenciar os impactos positivos. Ou seja, esta visão tem vindo a crescer e é um compromisso que faz parte do DNA da marca e do evento que é hoje internacional, tornando este compromisso também ele global. E vamos ter mais novidades em breve.