Anavitória: “Nem nos nossos sonhos pensávamos que íamos ao Rock in Rio”

25 maio 2018

Anavitória. O nome pode não lhe soar familiar à primeira vista, mas basta a música começar a tocar e certamente irá reconhecer o duo. “Tu é trevo de quatro folhas/ É manhã de domingo à toa/ Conversa rara e boa/ Pedaço de sonho que faz meu querer acordar/ Pra vida/ Ai ai ai”, cantam Ana e Vitória em “Trevo”, tema que venceu o Grammy Latino de Melhor Canção em Língua Portuguesa.

A dupla gravou a canção com Tiago Iorc e com Diogo Piçarra, no final de 2017. Agora, as jovens de Tocantins (Brasil) estão prestes a fazer as malas para atravessar o oceano Atlântico e regressar a Portugal, para atuar no Palco Music Valley, no dia 23 de junho, no Rock in Rio Lisboa. Antes do concerto na Cidade do Rock, no Parque da Bela Vista, a dupla conversou com o SAPO Mag.

“Eu e a Vitória somos da mesma cidade, no Tocantins, que é um estado brasileiro. Nós conhecemos-nos desde sempre, mas apenas de vista. Aproximamos-nos muito em 2014, quando fiquei muito próxima de uma amiga da Vitória e tinha um canal no Youtube e ela cantava na brincadeira em alguns vídeos. Eu vi um desses vídeos e convidei-a para gravar comigo. Tudo correu bem, gostámos de cantar juntas”, recordou Ana, na primeira passagem por Portugal, em outubro do ano passado.

A boa aceitação que teve o primeiro EP, editado em 2015, foi o principal motivo para que as Anavitória continuassem a trabalhar no mundo da música. “Desde do EP, que saiu em abril de 2015 e que recebeu uma boa aceitação pelas pessoas, até hoje tudo foi muito natural. O EP foi muito experimental, para ver se ia resultar ou não. Foi muito pela resposta das pessoas que decidimos continuar o trabalho, fazer o disco e viver da música”, conta Vitória.

Sete meses depois da primeira vinda a Portugal, o duo prepara-se para voltar. “Estamos a fazer a digressão do nosso primeiro disco e temos feito alguns projetos aqui no Brasil, do dia das crianças e do carnaval. Até agora, desde que estivemos em Portugal no fim de 2017, foi isso que fizemos”, contou Ana.

“Foi muito bonito o nosso encontro com o Diogo [Piçarra], tanto para fazer a música, como para tocar em Portugal. Recebemos imensas stories e mensagens de pessoas daí e que nos dizem que a canção está a tocar muito nas rádios; que ouvem quando entram numa loja ou em qualquer lugar. E isso é muito bom”, conta a cantora.

Em junho, as Anavitória vão estrear-se na Cidade do Rock, mas já conhecem o ambiente do festival. “Fomos no ano passado pela primeira vez ao Rock in Rio, no Rio de Janeiro. Nunca tínhamos ido, fomos e foi muito bom. Agora, imaginem, vamos tocar no Rock in Rio Lisboa. Isso aí… já é outra história”, confessa Ana, relembrando que no Brasil viram os concertos de Shawn Mendes, Maroon 5, Fergie e Alicia Keys.

“Nunca imaginamos que iríamos atuar no Rock in Rio. Nem nos nossos sonhos pensávamos que íamos ao Rock in Rio. Até agora, não estou bem a acreditar”, confessa Ana. “Estamos muito felizes com o convite e estamos muito felizes com tudo o que tem acontecido. A canção com o Diogo correu muito bem aí e abriu estas portas para nós”, acrescenta Vitória.

Sobre o concerto no Music Valley do Parque da Bela Vista, em Lisboa, a dupla diz que quer manter os detalhes em segredo. “Na verdade, já fazemos a nossa digressão há dois anos. Mas não podemos dizer muito. Mas, sim, vai ser uma festa muito bonita, tal como tem acontecido aqui”, conta a jovem cantora.

“Fazer um concerto deste tamanho no Rock in Rio… estamos muito, muito felizes”, confessa Vitória. “E ansiosas”, remata a colega.

Para já, a dupla ainda não sabe se haverá oportunidade para cantar “Trevo” com Diogo Piçarra no Rock in Rio Lisboa. “Não combinamos ainda. Mas avisem o Diogo para nos chamar”, gracejou Ana.

O primeiro disco que comprei foi…

Vitória: O primeiro disco que eu comprei na minha vida… lembro-me porque juntei muito dinheirinho. foi para a minha mãe, não foi para mim. comprei um disco do Ney Matogrosso porque a minha mãe é fã.

Ana: O meu primeiro disco não comprei, mas ofereceram-me. já era velha, tinha 12 anos, e foi da banda LXL, uma banda daqui.

A canção do meu primeiro amor foi…

Ana: Preciso de me lembrar do meu primeiro romance… mas tem uma canção do Nando Reis, “P’ra você, guardei o amor” que é… nem sei explicar. Têm de ouvir para perceber.

Vitória: Não me vou lembrar. Não sei mesmo.

A canção que me faz dançar é…

Ana: “Birds”, dos Coldplay

Vitória: É verdade, é canção para acordar de manhã cedo… para ter um dia feliz.

A canção que gostava de ter escrito…

Ana: Tenho várias, digo várias vezes ‘gostava de ter escrito isto’. Qualquer música da Mallu Magalhães.

Vitória: Qualquer uma dos Los Hermanos, acho eu. A “Sentimental”… Jesus.

A canção que me faz chorar…

Ana & Vitória: “Oceans”, dos Hillsong

A canção que canto sempre no karaoke é…

Ana: Cantava muito quando era pequena. Nos últimos tempos só fui uma vez. Mas, quando era pequena, a minha música do karaoke era “Do fundo do meu coração”, do Sandy & Junior.

Vitória: Sempre escolho canções diferentes. Não tenho só uma.

A canção que vai abrir o concerto no Rock in Rio é…

Ana & Vitória: É a “Coração Carnaval”

 

share