Charlie Puth: Das redes sociais ao Rock in Rio Lisboa

29 maio 2016

Charlie Puth, que ficou conhecido depois de partilhar um cover de Adele nas redes sociais, atua este domingo, 29 de maio, no Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa.

Vocalista, produtor, compositor, Charlie Puth chegou a Los Angeles em julho de 2014 com grandes ambições. Depois de assinar pela editora Atlantic Records trabalhou com Wiz Khalifa em “See You Again”. O single alcançou quatro platinas e liderou a tabela da Billboard Hot 100 durante 12 semanas, tendo chegado a número 1 em mais de 100 países.

Com o lançamento de “Marvin Gaye”, Charlie Puth “voou” para o estrelato passando a ser presença assídua em talk shows. Ainda em 2015, fez-se à estrada para abrir os concertos de Meghan Trainor na sua digressão pelos Estados Unidos da América e arrecadou vários prémios, incluindo dois Teen Choice Awards e um Hollywood Film Award, além de ter sido nomeado para outros tantos como os American Music Award, MTV Video Music Award, MTV Europe Award e uma nomeação para os Globo de Ouro na categoria de “Melhor Canção Original”. O artista foi, também, nomeado para três categorias dos Grammy 2016, incluindo “Song of the Year” com o tema “See You Again”.

Durante o seu percurso, Puth escreveu e produziu para um vasto leque de artistas da música pop e R&B como Lil Wayne, Jason Derulo, Stevie Wonder, Trainor, Fergie, entre outros. 

Com uma carreira ainda curta mas promissora, o jovem artista nunca desistiu do seu sonho e recorda ter-se feito passar pelo próprio agente para conseguir entrar em contacto com editoras. Atualmente, é reconhecido como estrela emergente e a crítica elogia o seu primeiro trabalho, “Nine Track Mind”. “O álbum é um reflexo da minha pessoa. Sou bastante tímido e este álbum é muito pessoal, sou eu a partilhar a minha história com o mundo”, confessa Puth.

O cantor entrou no mundo da música em criança, tendo começado por aprender a tocar piano aos 4 anos de idade, por influência da mãe – professora de piano. Aos 10 inscreveu-se nas aulas de jazz. “Pensava que ia ser pianista de jazz, mas sempre gostei do estilo pop, talvez porque era o que mais ouvíamos em casa”, afirma o artista.

Fascinado pelo mundo da música e pela produção musical, tendo Max Martin como referência, comprou o seu primeiro teclado com 11 anos e começou a produzir os seus próprios discos. Pouco tempo depois, começou a escrever as próprias canções e, posteriormente, a publicá-las no Youtube, juntamente com alguns covers. Em 2011, Ellen DeGeneres convidou Puth e uma amiga para o seu programa, depois do vídeo onde ambos apareciam a cantar “Someone Like You”, de Adele, se ter tornado viral. Puth repetiu a presença no programa de TV e os fãs começaram a somar-se por todo o mundo.

 

share