Cidade do Rock é uma “Cidade Inteligente”, até nas casas de banho

12 maio 2016


A sétima edição do Rock in Rio Lisboa vai acolher a primeira “Smart Rock City” do mundo. Através de uma parceria entre a Vodafone Portugal e o Rock in Rio Lisboa serão apresentadas soluções de cariz tecnológico e inovador, nunca antes aplicadas num evento de música e entretenimento.

Numa altura em que as Smart Cities representam o novo paradigma urbano, a Vodafone e o Rock in Rio Lisboa apostam nas tecnologias de informação e comunicação para promover a melhoria da experiência dos milhares de espectadores que visitam o evento todos os dias, a sustentabilidade ambiental e económica do festival.

Para além de impactar positivamente o público, este projeto cria as condições para uma melhor gestão dos processos e infraestruturas existentes, e otimização dos recursos para futuras edições. No total foram desenvolvidas cinco soluções que permitem monitorizar, em tempo real, as áreas mais críticas para o pleno funcionamento do festival.


 

As várias soluções têm como denominador comum um sistema de Gestão Técnica Centralizada (GTC) da Vodafone, desenvolvido em parceria com a empresa portuguesa SSA Dynamics, que estará instalado no Centro de Controlo Operacional do Rock in Rio Lisboa, o espaço a partir do qual são geridas todas as operações do festival.

O GTC agrega e disponibiliza toda a informação recolhida pelos sensores, em tempo real, emitindo sinais de alerta para prevenir eventuais incidentes.

O projeto Vodafone Smart Cities materializa-se na adoção de um conjunto de soluções Internet of Things (IoT) que utilizam a tecnologia M2M (Machine-to-Machine), na qual a Vodafone é líder mundial. A aposta consistente da Vodafone na tecnologia e inovação posiciona a Empresa como player ativo na construção das cidades do futuro.



 

“O nosso grande objetivo é continuar a desenvolver soluções de Smart Cities, numa dinâmica de colaboração com Governo, Autarquias, Universidades e Indústria, que permitam explorar as oportunidades de otimização dos recursos disponíveis, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, sublinha João Mendes Dias, administrador da Vodafone.

Ricardo Acto, Diretor de Operações do Rock in Rio, considera que “este projeto vai permitir melhorar, ainda mais, a experiência dos milhares de visitantes que, todos os dias de evento, visitam o recinto. Além disso, o Vodafone Smart Cities vai permitir, à equipa do Rock in Rio Lisboa, identificar oportunidades de melhoria para uma gestão mais eficiente e sustentável nas próximas edições”.

 

share