Rival Sons: da Califórnia ao Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa

13 janeiro 2016

Em estreia absoluta em Portugal e no Rock in Rio, os Rival Sons  sobem ao Palco Mundo a 27 de maio. Antes de visitarem o Parque da Bela Vista, a banda embarca, em janeiro e fevereiro, na digressão “The End” dos Black Sabbath. 

A banda fundada pelo guitarrista Scott Holiday e pelo cantor e compositor de blues Jay Buchanan conta com quatro álbuns editados que, segundo os próprios, se distinguem pelo facto de não contarem com preparação prévia, evitando assim os “excessos de produção”. “Somos conhecidos por gravar os nossos álbuns muito rapidamente e por mantermos as coisas muito vivas e reais”, diz Holiday.

Os Rival Sons gastam, em média, menos de um mês em estúdio para trabalhar em cada álbum, escrevendo e gravando ao mesmo tempo para conseguirem manter o processo mais puro e real – sendo, também, mais extenuante.

O primeiro EP de Rival Sons foi gravado assim que Jay Buchanan se juntou à banda e seria o responsável por despertar o interesse da produtora Earache Records, dando origem ao álbum “Pressure & Time” (2011). Gravado em Los Angeles com produção de Dave Cobb (que trabalhou em todos os álbuns dos Rival Sons), o álbum foi lançado mundialmente em maio de 2011 e, desde então, os Rival Sons não têm parado.

Assumindo o compromisso de transportar para as suas atuações ao vivo a mesma experiência captada no álbum, a banda “fez-se à estrada” e partiu numa digressão de quatro semanas, após a qual escreveram, gravaram e misturaram um novo álbum em, apenas, 20 dias. Pressure & Time abriu as portas para a Europa onde, em 2012, quase todos os concertos esgotaram com os Rival Sons a serem aplaudidos pelos espetáculos improvisados e selvagens.

Após mais uma digressão, a banda volta a estúdio para em 22 dias escrever e gravar um novo álbum. Recorrendo a equipamentos analógicos antigos, a banda encontrou o seu “próximo som” que se viria a intitular Head Down.

Nesse mesmo ano os Rival Sons receberam o prémio “Artista Revelação” por Vic Reeves, nos prémios Classic Rock 2012.Em agosto de 2013 o baixista Robin Everhart abandona a banda e é Dave Beste (Maroon 5, Rocco Deluca e The Burden) que se junta aos restantes elementos para uma digressão. Everhart reintegra o grupo em janeiro de 2014, a tempo de gravar o 4.º álbum Great Western Valkyrie.

A sétima edição do Rock in Rio-Lisboa realiza-se no Parque da Bela Vista nos dias 20, 21, 26, 27 e 28 de maio. No dia 27 de maio o Palco Mundo dedica-se ao rock com as atuações de Rival Sons, Korn e Hollywood Vampires, além do espetáculo “Rock in Rio – O Musical”, que abrirá o Palco nos cinco dias do evento.

share