Sabias que o Rock in Rio assumiu Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030? ✅💛🌎
A Cidade do Rock de Lisboa é um evento lixo ZERO 👏🥳
Acede ao menu POR UM MUNDO MELHOR e fica a conhecer o nosso projeto de Sustentabilidade ♻️🤝
100% dos resíduos do festival são reciclados/valorizados 😎🤩

Rock in Rio, 30 Anos 30 Momentos

12 janeiro 2015

1

Em 1985, o sonho de Roberto Medina tornou-se realidade. A primeira Cidade do Rock foi construída em Jacarepaguá.

1985 Brasil (1)

2

11 de Janeiro foi o dia D. Pela primeira vez, um país da América do Sul realizava um evento musical daquela proporção. Um dos símbolos do Rock in Rio, que ainda hoje se mantém, nasceu também neste ano, na primeira edição: toda a plateia foi iluminada, em homenagem ao público, uma parte importante da grande festa.

1985 Brasil (1)

3

Numa altura em que a contratação de artistas internacionais era extremante delicada, a primeira edição do Rock in Rio contou com nomes consagrados como Queen, AC/DC, James Taylor, George Benson, Rod Stewart, Yes, Ozzy Osbourne e Iron Maiden. Também as principais estrelas da música nacional da época subiram ao palco: entre elas estavam Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Rita Lee e Elba Ramalho.

03_esq palco

4

No momento em que James Taylor preparava-se para deixar os palcos da música, o convite para tocar no Rock in Rio foi inesperado mas revelou-se uma experiência única para o cantor. Tocou para cerca de 300 mil pessoas e todos sabiam as letras das suas músicas. Ali, Taylor percebeu que tinha de continuar a sua carreira.

5
A atuação de Cazuza com a sua banda, Barão Vermelho, teve direito a ovação por parte do público.

cazuza

6

Na primeira edição do Rock in Rio, Ozzy Osbourne levou a claque do Flamengo à loucura ao subir ao palco com uma camisa do jogador Zico. Os Iron Maiden tocaram pela primeira vez na América Latina no Rock in Rio. A banda subiu ao palco às 23h58 (uma referência à canção Two Minutes to Midnight) e fez um dos concertos mais memoráveis da banda e do evento, com a presença de Eddie, a mascote do grupo.

07_fach praia

7

Com 10 dias de evento, o Rock in Rio contou com 28 bandas, incluindo George Benson, que tocou no mesmo dia de James Taylor, Al Jarreau, Gilberto Gil, Elba Ramalho e Ivan Lins. Em 2013, George Benson e Ivan Lins partilharam o Palco Sunset do Rock in Rio.

RIR2_GeorgeBenson3

8

No total, o primeiro Rock in Rio recebeu 1.380.000 pessoas.

Óculos ROCK

9

“Um dos mais belos momentos da história do grupo”… Foi assim que os Queen descreveram a experiência de ouvir o coro do público do Rock in Rio, durante a canção “Love of My Life”.

10

A segunda edição do Rock in Rio aconteceu seis anos da primeira, em 1991. De Jacarepaguá para o estádio do Maracanã, o evento recebeu 700 mil pessoas em nove dias de concertos.

1991 Brasil

11

Em 1991, o Rock in Rio recebeu 42 bandas internacionais e nacionais como A-HA, Billy Idol, Faith No More, George Michael, INXS, Joe Cocker, Judas Priest, Lisa Stansfield, Megadeth, New Kids on the Block, Santana, Capital Inicial, Ed Motta, Roupa Nova, Sepultura e Titãs. Prince também subiu ao palco a 18 e 24 de janeiro. O artista fez algumas exigências bem extravagantes: 200 toalhas brancas, um camarim iluminado com a cor púrpura, uma máscara de oxigénio e um piano de cauda branco no quarto de hotel. Todas os pedidos foram atendidos e o concerto de Prince foi memorável!

Prince

12

A 20 de janeiro, os Guns N’ Roses partilharam com o público do Rock in Rio duas músicas inéditas, que foram lançadas meses depois do concerto: “Civil War” e “Double Talkin’ Jive” dos álbuns Use Your Illusion I e Use Your Illusion II.

guns_axel

13

Em 2001, o Rock in Rio voltaou à sua casa original. Uma nova Cidade do Rock foi construída com capacidade diária para 250 mil pessoas. Para esta edição, o evento durou 7 dias e contou com 160 artistas. O line-up marcou o regresso dos Iron Maiden e Guns N’Roses e ainda trouxe Foo Fighters, REM, Neil Young, Queens of The Stone Age, Oasis. Houve um dia dedicado ao Pop com Britney Spears e N Sync e não faltaram artistas brasileiros como Cassia Eller, Capital Inicial e Kid Abelha.

14

Os Red Hot Chili Peppers atuaram no dia 21 de janeiro, o último dia desta edição, para uma audiência de 250.000 pessoas, atingindo um novo recorde de público num concerto.

15

Em 2004, o Rock in Rio atravessou o oceano e chegou a Lisboa. A capital portuguesa recebeu o evento durante 6 dias no Parque da Bela Vista. 77 artistas tocaram para 386 mil pessoas. No primeiro dia do Rock in Rio Lisboa, Paul McCartney começou a festa.

16

2008 foi ano de dose dupla: o Rock in Rio Lisboa aconteceu pela terceira vez e estreou-se por terras espanholas, em Madrid. Em conjunto, 645 mil pessoas assistiram aos dois eventos, onde tocaram 142 artistas. Shakira encantou o público espanhol no dia 4 de julho.

17

O evento em Lisboa recebeu artistas como Lenny Kravitz, Amy Winehouse, Bon Jovi, Rod Stewart e Metallica e Linkin Park e, em Madrid, tocaram bandas como Jack Johnson, Alanis Morissette, Tokio Hotel, Franz Ferdinand e The Police.

18

Em 2011, o Rock in Rio voltou às origens. Depois de 10 anos de pausa, o Rio de Janeiro recebeu a quarta edição do maior evento de música e entretenimento do mundo. A expetativa em relação ao evento era tanta que 700 mil bilhetes foram vendidos em apenas quatro dias.

19

160 artistas tocaram em 7 dias de evento. Entre eles estavam Claudia Leite, Elton John, Rihanna, Snow Patrol, Capital Inicial, Red Hot Chilli Peppers, Legião Urbana, Janelle Monáe, Kesha, Jamiroquai, Stevie Wonder, Jota Quest, Ivete Sangalo, Maná, Skank, Maroon 5, Coldplay, Pitty, Evanescence, System of a Down, e Katy Perry.

20

Katy Perry criou também um dos momentos mais emocionantes na edição de 2011, quando chamou um fã ao palco… <3

Katy 2

21

O stage dive inesperado de Sid Wilson dos Slipknot também levou o público do dia 25 de setembro ao rubro.

Slipknot 3

22

A 25 de setembro, no mesmo dia dos Slipknot, os Metallica tocaram pela primeira vez no Rock in Rio Brasil.

23

Em 2012, o Rock voltou a Lisboa e a Madrid. 353 mil pessoas passaram pela Cidade do Rock de Lisboa para 5 dias de concertos. Em Madrid, 186 mil pessoas vibraram com as atuações de Maná, La Oreja de Van Gogh, Maldita Nerea, El Pescao, Luciano, Rihanna, Calvin Harris, Swedish House Mafia, David Guetta, Pitbull, Afrojack, Incubus, Gogol Bordello e DeadMau5, entre outros. Os Sepultura atuaram pela primeira vez em Lisboa com os Tambours du Bronx, numa repetição da experiência bem-sucedida de 2011 no Rio de Janeiro.

Sepultura 1

24

Em Lisboa, o público viu e ouviu nomes como Metallica, Evanescence, Mastodon, Smashing Pumpkins, Linkin Park, The Offspring, Limp Bizkit, Maroon 5, Ivete Sangalo, Expensive Soul, Stevie Wonder, Bryan Adams, Joss Stone, The Gift e James. O Palco Mundo recebeu ainda a banda Kaiser Chiefs, cujo vocalista entrou para a história do Rock in Rio como o primeiro membro de uma banda a descer o slide enquanto cantava.

Kaiser 3

25

No último dia da edição de Lisboa em 2012, Bruce Springsteen subiu ao Palco Mundo, num concerto incrível de quase três horas.

26

A 5ª edição do Rock in Rio aconteceu em 2013. 595 mil pessoas assistiram aos concertos de grandes nomes da música como Muse, David Guetta, Justin Timberlake, Florence and The Machine, Metallica, Slayer, Avenged Sevenfold e Iron Maiden e Bon Jovi. Para além de um espectáculo incrível, Jared Leto, vocalista dos Thirty Seconds to Mars, repetiu a proeza feita em 2012 em Lisboa e desceu o slide em pleno concerto.

30STM 5

27

A diva das divas chegou ao Rio de Janeiro e encantou o público com a sua voz, dança e mudanças de roupa. Beyoncé atuou no primeiro dia do evento, a 13 de setembro.

Beyonce 1

28

A última edição do Rock in Rio aconteceu em Lisboa em 2014, ano em que se comemoraram os 10 anos do evento na capital portuguesa. O cartaz foi de luxo: Robbie Williams, Lorde, Ed Sheeran, Queens Of The Stone Age, Arcade Fire, Capital Inicial, Ivete Sangalo, Jessie J, Xutos e Pontapés, Rui Veloso, Steve Aoki e Gary Clark Jr. E claro, não poderiam faltar os Linkin Park, que atuaram pela terceira vez na Cidade do Rock.

29

Em 2014, o Rock in Rio trouxe ainda a Lisboa um dos artistas pop e RnB mais esperados do momento: Justin Timberlake e a sua banda, The Tennessee Kids, levaram o público ao delírio numa viagem pelos sucessos, recentes e mais antigos, do ex-membro dos N’ SYNC.

Justin 3

30

O momento mais incrível da história do Rock aconteceu a 29 de maio de 2014. Os The Rolling Stones atuaram na Cidade do Rock e trouxeram um convidado muito especial: Bruce Springsteen. Os dois gigantes do Rock tocaram, cantaram e divertiram-se em frente a uma audiência de 90 mil pessoas.

share
buy ticket
buy ticket Comprar
Bilhete