Rock in Rio quer ficar “para sempre” em Portugal

16 abril 2014

A poucas semanas do festival Rock in Rio-Lisboa, já são visíveis as primeiras estruturas no Parque da Bela Vista, enquanto a organização prepara o futuro: “A nossa intenção é ficar para sempre”, afirmou a Vice-Presidente Executiva do evento, Roberta Medina, em entrevista à Lusa. O festival acontece nos dias 25, 29, 30 e 31 de maio e a 01 de junho, o cartaz já está fechado e, no Parque da Bela Vista, uma zona arborizada e relvada, com um anfiteatro natural, já estão erguidas as estruturas de base que vão acolher os principais pontos de atuação. Esta edição, que conta com Rolling Stones, Arcade Fire e Justin Timberlake, assinala os dez anos do evento brasileiro em Portugal: “Investimos ‘muito pesado’ no cartaz desse ano”, afirmou Roberta Medina. Roberta Medina, de 36 anos, que assumiu a direção do Rock in Rio Lisboa em 2004, explicou que o cartaz é também uma resposta de “gratidão imensa ao mercado português”, ao público e às empresas que associaram as suas marcas. “O Rock in Rio nasce com marcas, feito por marcas e é através delas que é viável nesse nível de qualidade que se apresenta (…). Isso é um investimento, naturalmente. Olha-se e vê-se que se investe muito mais para fazer no Rock in Rio mais do que num evento tradicional”, sustentou. “Tem uma geração inteira que já nasceu com o Rock in Rio, sendo parte da cidade, do país (…). O público é extremamente transversal. 75% do público vai dos 15 aos 50 anos. É muito familiar, são os amigos vindo juntos”, recordou. Já descrito muitas vezes como um festival para usufruir de uma experiência que inclui música, Roberta resume o Rock in Rio Lisboa como “uma soma das boas histórias de vida que cada um sai daqui para contar”. No recinto são esperadas milhares de pessoas, que terão acompanhamento de 400 voluntários. Há dez anos presente em Portugal, o Rock in Rio faz questão de sublinhar que tem uma vertente social, com projetos que envolvam a comunidade local. Para este ano, Roberta Medina prepara um “projeto social transversal às próximas edições, em colaboração com a Câmara (Municipal de Lisboa) e que tem como objetivo revitalizar o Parque da Bela Vista”. “Se tem uma tristeza desses anos, é por que é que o parque continua não sendo muito usado. Um espaço tão privilegiado. Falta alguma infraestrutura; se quiser fazer um ‘jogging’ não tem onde comprar uma água, não tem uma casa de banho. Estamos querendo investir nesse caminho”, disse. Para tal, Roberta Medina está em negociações com a autarquia, com vista às próximas edições do festival, que nasceu nos anos 1980 no Brasil, expandiu-se para a Europa a partir de Lisboa e tenciona estrear-se em 2015 nos Estados Unidos, com o Rock in Rio Las Vegas. “Estamos renegociando com a Câmara as próximas edições (do RiR-Lisboa). A nossa intenção é ficar para sempre”, considerou.

share