Stereophonics: do País de Gales ao Rock in Rio Lisboa

3 fevereiro 2016

Os Stereophonics são uma das mais conhecidas bandas galesas, com uma legião de fãs que os segue em todos os concertos. A 19 de maio os fãs portugueses vão ter a oportunidade de ouvir e cantar os principais temas da banda na Cidade do Rock em Lisboa.

Nascidos em 1992, os Stereophonics foram criados pelos colegas de escola Kelly Jones, Richard Jones e Stuart Cable – que abandonou o grupo em 2003. Hoje fazem parte da formação da banda Kelly Jones (voz/guitarra), Richard Jones (baixo), Adam Zindani (guitarra) e Jamie Morrison (bateria).

Desde que venceram um Brit Award na categoria de “Best New Group”, em 1998, os Stereophonics não abrandaram o ritmo e continuaram a trabalhar em novos temas e a brindar os fãs com espetáculos um pouco por todo o mundo.

“Keep the Village Alive” é o nono e o mais recente trabalho dos Stereophonics, lançado em setembro de 2015, que teve entrada direta para os primeiros lugares dos principais tops mundiais. “C’est La Vie” foi o single de estreia do álbum, de onde também saíram temas como “I Wanna Get Lost With You”, “Song For The Summer” e “White Lies”. O disco sucedeu a “Graffiti On The Train” (2013) e, uma vez mais, Kelly Jones foi o compositor de todas as músicas tendo também participado na produção do disco com Jim Lowe.

Com mais 20 anos de carreira, os Stereophonics foram o oitavo grupo a conseguir alcançar o número um no top do Reino Unido com cinco álbuns consecutivos. A para da banda só os The Beatles, Led Zeppelin, ABBA, Genesis, Oasis, Blur e U2 conseguiram bater o recorde.

Com nove discos editados, as vendas dos álbuns da banda ultrapassam os 10 milhões de cópias, incluindo seis álbuns platina, multi platina e quadrupla platina na coletânea “Best of – Decade In The Sun”. Do portefólio dos Stereophonics fazem, ainda, parte 11 singles TOP 10, incluindo o êxito número um, “Dakota”. 

 

share