“Um minuto de barulho e palmas pelo Zé Pedro” e convidados especiais a cantar “Casinhha”
Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Ferro Rodrigues, Catarina Martins, Francisco Louçã e vários amigos e familiares de Zé Pedro fizeram hoje a prometida homenagem ao guitarrista no Rock in Rio.
No final do concerto dos Xutos & Pontapés no Palco Mundo, os convidados, que tinham estado a assistir desde o início em cadeiras preparadas para o efeito na régie, subiram ao palco para se juntar ao coro e cantar “Casinha”, o tema que fechou o espetáculo (e que habitualmente encerra os concertos dos Xutos).
“Quero agradecer ao Rock in Rio por nos ter emprestado este palco para esta homenagem. Quero agradecer a uma pessoa que foi cúmplice durante alguns meses desta homenagem, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa”, disse Tim, antes de chamar os convidados ao palco.
Durante “Maria”, a penúltima canção do concerto, o ecrã gigante do palco também passou atrás da banda imagens de Zé Pedro. Um momento que Tim disse ser uma oportunidade para “voltar a tocar com o Zé Pedro uma canção inteira”.
Antes do concerto, e à chegada ao recinto, Marcelo Rebelo de Sousa falou aos jornalistas e garantiu que “a casinha estava bem ensaiada”. “Cá estamos todos a homenagear o Zé Pedro com muita saudade”, disse o Presidente da República, acrescentando que não houve “ensaios nem exigências”.
“Eu achei que esta homenagem era uma ideia sensacional. Há aqui muito mérito do Rock in Rio, porque o Rock in Rio tinha disponibilidade para esta homenagem neste dia e de uma forma muito especial”, disse o Presidente da República à chegada ao Rock in Rio.
E sobre o simbolismo da canção que os convidados cantaram o Presidente da República disse que a “casinha, é a casinha nacional. A minha casinha foi a música escolhida pela seleção, aquando da vitória do Euro para simbolizar a unidade nacional”.
Marcelo Rebelo de Sousa lembrou também que esta não é a sua primeira vez no Rock in Rio, já que veio vários anos ao festival com os seus alunos.