Xutos & Pontapés: a banda que é parte dos nossos 20 anos

29 novembro 2023

20 anos de Rock in Rio Lisboa. 10º edições de experiências musicais transcendentes. Um nome sempre presente: Xutos & Pontapés. 

A banda que representa o rock português é parte integrante da história do Rock in Rio Lisboa. Pisaram o palco pela primeira vez na edição de inauguração do festival. Desde então, têm sido presença assídua em todas as edições. Por isso, não é de estranhar que tenhamos histórias tão especiais com os Xutos & Pontapés. 

A Cidade do Rock nascia em Lisboa, e com ela nascia o Palco Mundo. Foi lá que os recebemos em 2004, num concerto que coincidia com a tour comemorativa dos seus 25 anos. O público vibrou efusivamente com as novas músicas apresentadas e, claro, com os tão acarinhados clássicos já conhecidos da banda.

Mas a sua presença não ficou só por Lisboa. A banda de Tim, Zé Pedro, Kalú, João Cabeleira e Gui também voou para o Brasil em 2011 para partilhar o palco com os Titãs. Uma sintonia tão boa entre as duas bandas, que voltaram a atuar em conjunto na edição de Lisboa. 

Seja onde for, Xutos & Pontapés é um nome que nos soa sempre familiar. Mas imaginem ouvir o Mick Jagger a gritar este nome para todo o público do Parque da Bela Vista. Sim, o vocalista dos The Rolling Stones agradeceu aos autores de “Homem do Leme” pela atuação que tinha acontecido momentos antes de subiram ao palco, em 2014. Ainda hoje sentem que foi uma honra ouvirem o seu nome ser chamado! 

Histórias, histórias e mais histórias que se foram somando. Na edição do ano seguinte, para além de todo o público que assistia ao concerto da acarinhada banda portuguesa, houve uma personalidade que não passou despercebida: Bruce Springsteen. É verdade, “The Boss” estava no Palco Mundo a assistir ao concerto dos Xutos e estes nem se aperceberam, porque estavam de costas. Mas calma, que têm desculpa. Estavam virados de frente para atuar para a plateia de mais de 67 mil pessoas que nos visitaram nesse dia.

Mas, se há atuação que nos ficará para sempre na memória, é a de 2018. O grupo contou-nos toda a história por detrás desse momento, no episódio de Untold Stories disponível no nosso YouTube. Na edição desse ano a banda preparou um concerto tributo a Zé Pedro, o guitarrista que tinha falecido no ano anterior. A história começa precisamente na cerimónia fúnebre do guitarrista, quando Roberta Medina abordou os membros da banda e expressou a sua vontade de fazer uma homenagem ao guitarrista. Paralelamente, e sem saber, o Presidente da Républica Marcelo Rebelo de Sousa expressou o mesmo. A banda teve imediatamente uma ideia e reuniu com a equipa do Rock in Rio para discutirem a possibilidade de fazer acontecer esta homenagem. Não conseguimos esconder o espanto quando os Xutos nos contaram toda a história. Mas sabíamos que tínhamos que fazer acontecer! Mantivemos este segredo a sete chaves, transformámos o camarim numa tenda com capacidade para uma centena de pessoas, e o que se seguiu foi transcendente: um concerto emotivo, arrepiante, onde subiram ao Palco Mundo cerca de 70 pessoas dos quais políticos e outras figuras públicas, como o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro António Costa, o então Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, Francisco Louçã e Catarina Martins, amigos e familiares do guitarrista. Até o futebolista Pauleta lá esteve! 

Parece uma loucura juntar tantas pessoas no Palco Mundo. Mas loucura ainda maior seria repetir a experiência. Por isso, só mesmo os Xutos & Pontapés para o fazerem em 2024. No concerto comemorativo dos 20 anos de Rock in Rio, a banda criou um concerto especialmente para esta ocasião, com a Orquestra Filarmónica Portuguesa. Sob a batuta do Maestro Osvaldo Ferreira, os mais de 70 músicos em palco prometem elevar a experiência musical a novas alturas, oferecendo aos fãs uma experiência única e emocionante. Já estamos a contar os dias!

Também os Xutos & Pontapés foram espectadores do Rock in Rio e recordam algumas atuações emocionantes como as de Elton John, Rod Stewart, The Rolling Stones e Foo Fighters. Estamos certos de que a atuação da banda de rock portuguesa na edição deste ano será memorável para todos os que visitarem o Parque Tejo Lisboa. Preparem os braços em X ao alto, porque temos encontro marcado no dia 15 de junho!

share