James

22 Junho

Com mais de 40 anos de carreira
e mais de 25 milhões de discos
vendidos, os James continuam a
ser, indiscutivelmente, uma das
bandas mais acarinhadas pelo
público português.  

A banda James formou-se no início dos anos 80 em Manchester. Durante os primeiros anos foram conhecidos por vários nomes, desde Venereal and the Diseases, Volume Distortion e Model Team International, até chegarem ao nome James em agosto de 1982.  

Começaram a tocar mais regularmente num circuito de bares e estrearam-se no Darwen’s 21 Club. Lançaram o seu primeiro EP “Jimone” em Novembro de 1983 e o segundo, intitulado ‘James II’, no ano seguinte. O álbum de estreia “Stutter” surge em 1985, é amplamente aclamado pela crítica e permite construir uma base sólida de fãs.  

A banda foi conquistando o seu espaço na história da pop e atualmente é responsável por canções que são já verdadeiros hinos para várias gerações em Portugal e no mundo, como “Sit Down”, “Sometimes”, “Laid” e “Born of Frustration”.  

James assinalaram 40 anos de carreira em 2023 e continuam a ser, indiscutivelmente, uma das bandas mais acarinhadas pelo público português. Uma ligação recíproca para a banda de Tim Booth, sobretudo para o guitarrista e violinista Saul Davies, que reside em Portugal, nos arredores do Porto, o que promove uma presença assídua dos restantes elementos do clã em Portugal: Jim Glennie, Larry Gott, David Baynton-Power, Mark Hunter, Andy Diagram e Chloe Alper. 

Para entrar no clima