Vamos dar início à construção da Cidade do Rock do futuro!

3 junho 2024
No ano em que comemoramos o nosso vigésimo aniversário, continuamos a nossa tradição de inovação ao lançar o projeto Tech Rock’s Experience, dando início à construção da Cidade do Rock do Futuro. Ao instalar a App do Rock in Rio Lisboa nos dispositivos móveis, os visitantes vão poder melhorar a sua experiência no festival das mais variadas formas. Ao aliar elementos virtuais à realidade, o Tech Rock’s Experience vai tornar possível, por exemplo, orientar a circulação dentro do recinto do Rock in Rio Lisboa através da disponibilização de informações úteis e conteúdos exclusivos. Através da inteligência artificial, será também possível editar conteúdos em tempo real para publicar nas redes sociais; e ainda resgatar ofertas e recompensas de marcas presentes no festival através da realidade aumentada. 

O Tech Rock´s Experience é um projeto visionário que surge em colaboração com o vibrante ecossistema de inovação de Lisboa, recentemente reconhecida como a Capital da Inovação da Europa pela Comissão Europeia. Com idealização e curadoria da Liquid Innovation CO, em parceria com a Unicorn Factory Lisboa, a Startup Lisboa, a Startup Braga, a Startup Leiria, a ABS, a Abstrato e a Innoscience, convocámos start-ups com soluções disruptivas para melhorar a experiência tanto dos parceiros, como dos visitantes ao longo dos quatro dias de evento.  

Na base do Tech Rock’s Experience estão oito soluções tecnológicas que incluem inovações como inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual, sensorização, streaming e sustentabilidade. Todas elas têm o objetivo, não só de melhorar a experiência dos visitantes, como também conectá-los com as marcas presentes no festival.   

A cada dia de festival, as start-ups selecionadas terão potencial para alcançar diariamente 80 mil visitantes. Entre elas, estão: 
  • Virtual.Town – através de realidade virtual, qualquer pessoa poderá ver e visitar o Not So Secret Backstage, bem como adicionar esculturas virtuais 3D gigantes dos seus artistas preferidos na própria galeria, ao scanear um QR code;  
  • Alfa Lupo – através de realidade aumentada e geolocalização, será possível orientar a circulação e aceder a conteúdos exclusivos dentro do recinto do Rock in Rio Lisboa, bem como encontrar informações úteis e até marcar um ponto para encontrar amigos;  
  • KatchIt – através de realidade aumentada, será possível participar num jogo de caça ao tesouro, resgatar ofertas e recompensas de marcas presentes no festival; 
  • Framedrop.ai – através de inteligência artificial, qualquer pessoa poderá editar conteúdos em tempo real para publicar nas redes sociais, em qualquer formato;  
  • Mantis.ai – com uma análise por inteligência artificial, as marcas presentes no recinto do festival poderão medir o seu nível de interatividade com os visitantes através de clipes e relatórios personalizados com insights de engagement e impacto das suas ativações; 
  • Pluggable – através de inteligência artificial e da leitura dos dados biométricos não invasivos, os visitantes que dançarem, pularem e se divertirem irão ser premiados;  
  • Neuroes – diretamente do Super Bock Digital Stage e através de inteligência artificial, sensorização e neurociência, os visitantes poderão testemunhar o poder da mente a mover um carro, apenas com o pensamento, em menos de 5 minutos, em performances e batalhas cerebrais em palco; 
  • WindCredible – haverá uma estação de energia gerada por turbinas eólicas a alimentar um ponto exclusivo de carregamento sustentável de telemóveis. 
Para aceder a todas estas tecnologias, os visitantes devem instalar a aplicação do Rock in Rio Lisboa nos seus dispositivos móveis e escolher as experiências que desejam experimentar.   

Ao contrário das feiras tradicionais, onde as start-ups fazem demos e recebem visitantes para pitches ou apresentações, no Rock in Rio Lisboa estas oito empresas empreendedoras estarão a operar os seus negócios na prática, obtendo feedback em tempo real, aprendendo com dados reais de usabilidade e conectando com o ecossistema dos parceiros do festival.  

Nuno Agonia, Tech YouTuber, será o embaixador do Tech Rock´s Experience, e trará dicas valiosas para os visitantes aproveitarem ao máximo a tecnologia disponível no recinto do festival.  

Há ainda oportunidade e espaço para empresas de tecnologia ou marcas que tenham interesse em participar nesta construção inovadora se juntarem ao Rock in Rio Lisboa. Para tal, basta conectarem-se ao Tech Rock´s Experience como parceiros e criarem relevância para os seus clientes B2C, B2B, B2B2C.  

A comunicação digital, web design da landing page Tech Rock´s Experience e interface das aplicações das start-ups com Rock in Rio Lisboa, foi realizada pela wee! europe.  
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